*mais sobre mim

*Quem está aqui??

online

*Junho 2010

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

*posts recentes

* Acordar o blog adormecido...

* Hot Hot Hot

* ...

* A Sombra do Vento

* Há coisas que nunca mudam...

* Porque é que os jogadores...

* Como ser um verdadeiro ch...

* Novo morador

* Gata preta, gato branco

* Blogodependente

*arquivos

* Junho 2010

* Julho 2007

* Junho 2007

* Maio 2007

* Abril 2007

* Março 2007

* Fevereiro 2007

* Janeiro 2007

* Dezembro 2006

* Novembro 2006

* Outubro 2006

*tags

* todas as tags

*pesquisar

 
blogs SAPO

*subscrever feeds

Segunda-feira, 15 de Janeiro de 2007

Grande Portugueses...ou não!

Antes de passar ao tema do post queria agradecer a alguém, que eu não faço a mínima ideia quem seja, pois não sei como as coisas funcionam, por ter posto o meu blog nos destaques do Sapo. Fiquei muito surpreendida e orgulhosa, claro! Também quero agradecer à minha meia dúzia de leitores habituais, alguns por iniciativa própria, outros conseguidos através de chantagem  Sem vocês o meu blog não seria nada! Esta frase é mais batida que as coisas batidas e soa mal, mas até é verdade....

Pondo de lado as lamechiches...

Este fim de semana à noite foi divulgado, oficialmente, a lista dos Grandes Portugueses. Depois de quase 3 meses em votações e de uma adesão por parte dos portugueses superior à dos ingleses, que foram os criadores deste formato, finalmente ficou-se a saber quais as posições das personalidades na lista.

Como tinha votado, assisti com todo o entusiasmo ao programa. Na lista dos 10 Mais penso que não houve grandes surpresas. Figuras como Salazar, Vasco da Gama, Camões e Marquês de Pombal por uns motivos ou por outros, era algo que eu já esperava. Só fiquei surpresa pela não inclusão da Amália, já que foi uma mulher que levou o nome de Portugal aos quatro cantos do mundo e, também, por ser talvez a mulher portuguesa mais conhecida e, sendo assim, é uma lista um pouco machista, já que não há nenhuma mulher nos 10 Mais.

Fora do Top10, apareceram nomes muito conhecidos: navegadores, escritores, políticos, futebolistas, dirigentes desportivos, actores...Também não foi novidade para ninguém nomes como Pinto da Costa, José Mourinho, Eusébio e Figo terem surgido perto do Top10, já que Portugal é um país de muitos adeptos de futebol. Novidade, para mim, foi o aparecimento do actor Hélio Pestana e de uma ministra da Cultura (ou seria Educação) do governo de Santana Lopes. Quanto ao Hélio Pestana, é óbvio que quem votou nele foram as expectadoras mais efusivas dos Morangos com Açucar ou entao os membros de algum clube de fans. Quanto à senhora ex-ministra, não sei...talvez tenha sido a familia, amigos, é normal!

O momento mais engraçado da lista foi quando mostraram que o Cristiano Ronaldo era o nr. 69! Tanto sem significados e tinha logo que sair ao Cristiano Ronaldo o 69. Já basta os jornais e revistas cor de rosa que lhe atribuem casos e perfomances a nível sexual boas, também um programa familia como Os Grandes Portugueses tinha lhe dar o número 69!!!

Como tinha mencionado um pouco atrás, eu também votei. Como leitora assídua (agora nem tanto...) e fan do Eça de Queiroz e dos seus livros, tinha que votar nele. Diferentemente dos políticos que estão no Top10, Eça não melhorou as condições financeiras, económicas ou sociais do Portugal do seu tempo, mas a nível da escrita e da literatura ele foi inovador, ao tratar nos seus livros de temas tabus. Estava com esperança que o meu preferido ficasse no Top10, mas como muita pena minha não. Ficou no número 22, que não deixa de ser um lugar perto do Top10 e um número muito bonito!

Não percam os próximos episódios, porque nós....também não!!!

publicado por Marisa às 13:27
link do post | comentar | favorito
3 comentários:
De Cláudia Oliveira a 15 de Janeiro de 2007 às 15:17
O actor Hélio Pestana é que era escusado lá estar mas enfim...
Também votei e claro está no Eça de Queirós.

Parabéns pelo destaque, esta frase está muito batida mas também é verdade.

De Ricardo aka Ricky S a 15 de Janeiro de 2007 às 23:08
Bem em relação ao tema eu confesso que não tenho prestado assim muita atenção ao desenrolar que este tem tido, mas considero que é de louvar a iniciativa, mesmo sendo eu uma pessoa essencialmente do presente e naturalmente também do futuro acho k é de salientar aquelas pessoas que contribuiram positivamente para o desenvolvimento socio-cultural do nosso pais. Gostaria de enviar de igual forma uma palavra de apreço a todos aqueles, que tal como eu, não surgiram na lista, pelas demais diversas razões, para que não se sintam de forma alguma inferiorizados pois cada qual e à sua maneira representa um papel de relevo na nossa sociedade, o importante é que este seja sinónimo de orgulho para todos nós!

Looking forward for the next chapters!!!:)
De Sónia a 21 de Janeiro de 2007 às 23:06
O Hélio Pestana está lá muito bem que ele é todo lindo!

Já a Carmo Seabra...

Comentar post

*links