*mais sobre mim

*Quem está aqui??

online

*Junho 2010

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

*posts recentes

* Acordar o blog adormecido...

* Hot Hot Hot

* ...

* A Sombra do Vento

* Há coisas que nunca mudam...

* Porque é que os jogadores...

* Como ser um verdadeiro ch...

* Novo morador

* Gata preta, gato branco

* Blogodependente

*arquivos

* Junho 2010

* Julho 2007

* Junho 2007

* Maio 2007

* Abril 2007

* Março 2007

* Fevereiro 2007

* Janeiro 2007

* Dezembro 2006

* Novembro 2006

* Outubro 2006

*tags

* todas as tags

*pesquisar

 
blogs SAPO

*subscrever feeds

Segunda-feira, 14 de Maio de 2007

E mais uma vez puft.....

Nos últimos dias decorreu na Finlândia o grande espectáculo do Festival Eurovisão da Canção! Grande espectáculo , isto é, grande para alguns países, porque em Portugal já perdeu a grandiosidade de outros tempos. A minha Mãe costuma contar que antigamente é que era, o Festival da Canção e o Festival Eurovisão da Canção eram grandes acontecimentos televisivos em que toda a família se reunia em frente da televisão para assistir. Hoje em dia isso já não acontece. Poucas devem ser as pessoas que assistem e raras as que sentem o mesmo gozo que sentiam antigamente.

Eu confesso que todos os anos assisto. Não vejo tudo do principio ao fim, mas assisto à abertura do Festival, à canção portuguesa e à pontuação final. Não sei porque, mas adoro sempre ver a parte da pontuação. Este sábado, mesmo com Portugal excluído, eu assisti à pontuação, não perdi nada!! Gosto de ver os representantes de cada país, este com o Francisco Mendes, a dizer "Portugal calling " e as pontuações em inglês ten poiiiints !" repetidas depois em francês "dix points !". Isto deve ser alguma espécie de fetiche, só pode!!

Adiante...

Todos os anos vejo o nosso representante a cantar, esperançada que é este ano que Portugal ganha aquilo ou que pelo menos não fica no primeiros lugares, mas a contar do fim. Mas a realidade é que isso nunca acontece!! É que nem da Pré-eliminatória passamos! Os apresentadores bem apelam para que os emigrantes portugueses votem na nossa canção, mas nem isso ajuda.....Eu torço sempre por Portugal, porque é como se tivesse a assistir a um jogo de futebol com a nossa selecção, mas há com cada música..................Como diria a minha Mãe..."antigamente é que era!! Eram músicas que ficavam no ouvido, que sabíamos de cor, hoje nahhh ...eu nem sei que música é que vai a concurso!". É verdade! Muitas das músicas que foram ao Festival Eurovisão da Canção hoje em dia ainda são reconhecidas, mas as mais actuais, nem por isso...Na minha opinião, a última grande música que Portugal levou à Eurovisão e que ainda hoje é conhecida foi "Chamar a música" da Sara Tavares. Depois disso ninguém conhece as outras músicas, apesar da Lúcia Moniz, em 1996, ter levado uma música com um certo toque português graças ao cavaquinho e de ter ficado em 6º lugar!

A música deste ano "Dança Comigo (vem ser feliz)" da Sabrina , para variar, não passou da Pré-Eliminatória. O espectáculo no palco até ficou muito bonito, com aqueles leques gigantes, mas quanto à música...já não gostei tanto...tinha um certo toque de música popular portuguesa. Eu gosto de ir aos bailes da terrinhas e gosto de dançar música popular portuguesa, mas levar uma música deste género ao Festival Eurovisão da Canção quando temos grandes interpretes de outros géneros em Portugal, acho um pouco ambicioso.

Ah....e a minha Mãe que esteve a assistir comigo a pontuação no fim do Festival sentiu muito a falta do Eládio Clímaco "Este ano já nem há Eládio Clímaco....!". Por falar em Eládio Clímaco, quando é que há outra vez os Jogos sem Fronteiras???

Pode ser que o ano seja melhor.... :)

 

P.S.: Não podia deixar de fazer aqui referência à minha música preferida da Eurovisão - "Conquistador" dos Da Vinci ! Eu só tinha 4 anos quando eles actuaram, mas a verdade é que esta música nunca mais me saiu da cabeça....Acho que tem uma letra muito boa para um Festival internacional, já que fala das grandes glórias portuguesas. O problema é que ninguém percebe português na Europa...a não ser Portugal!

 

 

sinto-me:
publicado por Marisa às 10:11
link do post | comentar | favorito
4 comentários:
De afilhado a 15 de Maio de 2007 às 05:12
pois é.. em tempos, já o país parou para ver o Festival da Eurocanção.. e é um dos meus indicadores para "desenvolvimento",já que hoje já não para.
ao longo dos tempos, muito se mexeu neste espectáculo e muitos acusam-no de ser propagandísta e de passar (uma vez mais) a mensagem política que e Europa está dividida (cada uma na sua canção).. em vez de estar unida em torno de algo importante. quanto aos vencedores,sempre foi lógico.. as pessoas votam no que percebem, votam nos que teem melhores relações com eles (e virce-versa) ou baseado nos interesses de cada país.. nada de novo, a menos que seja uma qualidade excepcional.
em minha opinião pessoal, ao ver esse Festival,percebo porque é que a Europa continua a ser o "velho" continente.. a musica continua velha, as técnicas também.. nada tem um toque moderno e critivo.. apenas copias de uma imitação..!
De Co-Imperador a 15 de Maio de 2007 às 11:12
Tenho de discordar do teu post!

Ai ai ai!

Conquistador é uma boa música, sim senhor, mas...

# 1981 Playback, Carlos Paião
# 1982 Bem Bom, Doce

Isto sim eram bons tempos ;)

E acho mal Portugal não ter ido à final. Antigamente um gajo orgulhava-se de ficar em último, agora já nem isso conseguimos :(
De ricky S a 15 de Maio de 2007 às 14:49
....e fez-se o chocapic. LOLOLOL
Pois é, essa é um clássico, grande música!!!!
De AF a 16 de Maio de 2007 às 23:41
As minhas preferidas são tambem as mais antigas...mas é o que toda a gente acha.

Eu gostei da musica da Lucia Moniz, que ficou em 6º lugar. Se bem que se fosse agora não ficaria...

Outra que tb gosto mto é a do grande José Cid :p
Lá no ano de 1980, com a música intitulada "Um grande grande amor" e para quem não reconhece pelo nome passo a cantar:
(preparem-se)
"Addio, adieu, aufwiedersehen, goodbye,
Amore, amour, meine liebe, love of my lifeee
Se o nosso amor findar
Só me ouvirás cantar:
Addio, adieu, aufwiedersehen, goodbye,
Amore, amour, meine liebe, love of my lifeeeeee"
(palmas palmas)

=)

Comentar post

*links