*mais sobre mim

online

*Junho 2010

*posts recentes

* Acordar o blog adormecido...

* Hot Hot Hot

* ...

* A Sombra do Vento

* Há coisas que nunca mudam...

* Porque é que os jogadores...

* Como ser um verdadeiro ch...

* Novo morador

*pesquisar

*subscrever feeds

Sexta-feira, 20 de Abril de 2007

Hoje se calhar não ia para a Tunísia porque está a chover...

Ora bem.. 4ºdia !

Este dia começou muito mal! Se há coisa que não gosto é acordar cedo, especialmente de madrugada e com o despertador do telemóvel a martelar nos meus ouvidos. Mas teve que ser...o objectivo era assistir ao nascer do sol no deserto. O meu objectivo também era esse, mas...só consegui ver o sol a nascer entre as minhas pestanas e naquelas alturas em que havia lombas na estrada e eu acordava...Sim, porque eu e as minhas amigas até à primeira paragem dormimos no autocarro embaladas pelo deslizar na estrada! Eu até não dormia muito, as minhas amigas dormiam mais (Eu tenho provas Sôdona Paula e posso usá-las!! muahahahah). Por falar na Paula...essa grande rapariga Gapiana, uma colega de turma, uma companheira de viagem com quem gostei de estar e a autora da bela da discrição sobre as palmeiras macho... faz no seu blog uma referência à nossa tão saudosa viagem de finalistas com uma bela foto de família tirado no Aeroporto de Lisboa...visitem aqui)

A nossa primeira paragem foi no meio de um deserto de sal de Chott el Djerid . Não é uma paisagem bonita, porque numa estrada de 50 km em linha recta não se vê  praticamente nada de bonito. Não é bonito, mas é impressionante. A paragem foi no meio do lago, à beira da estrada onde havia umas barraquinhas a vender souvenirs e uns montes de areia com várias bandeiras, uma dos quais com a bandeira portuguesa. Isto deixou-nos muito orgulhosas!! E claro que fomos até ao topo para tirar umas fotos poderosas!! Foi uma paragem relativamente rápida, porque estava um vento desgraçado!

Depois de ficarmos com um penteado novo, lá voltámos ao autocarro e partimos em direcção a Douz : a porta do deserto do Sahara ! Eu estive no deserto do Sahara !! Foi um espectáculo ! Alugámos umas roupas típicas : uma túnica para vestir e um lenço para por na cara por causa do vento e da areia, que cheirava muito a suor.. blargh ! Vestidinhas a rigor fomos andar de dromedário! Foi muito muito giro! Os dromedários são muito pacíficos e que até não cheiram muito mal! Ao principio é muito estranho estar em cima de um animal muito grande e que anda aos soluços, mas rapidamente nos habituamos e até já conseguimos tirar uma mão para abrir a capa da máquina e a outra mão para tirar fotos. O pior mesmo é quando o dromedário se baixa para sairmos. Como ele primeiro flecte as patas dianteiras dá a sensação que vamos cair pique. Tirando a parte de ter ficado com um andar novo durante uns minutos e as remelas de areia que passei o dia tirar dos olhos devido à ventania que estava, adorei andar no meu dromedário, o Jakim , que foi como eu o baptizei!

Quando acabamos de andar de dromedário era perto das 9.30, mas a Susy já estava cheia de fome para almoçar. Mas antes do almoço, ainda andámos muito e visitámos Matmata , uma localidade onde existem berberes que vivem em casas escavadas nas montanhas! São casas muito rústicas e cada divisão é basicamente um buraco escavado na parede, mas lá por isso eles não deixam de ter o seu fogão e a sua televisão!

O almoço foi um prato típico tunisino: Couscous ! Blargh ! Detestei! Aquilo parece sementes amarelas cozidas...Não fiquei fan !

Da parte da tarde...passámos pela paisagem lunar, uma zona numas montanhas que dá a sensação que estamos na Lua e onde foi gravado algumas cenas do primeiro episódio do Star Wars ! A seguir fomos até El-Djem , onde existe o maior coliseu do mundo a seguir ao de Roma. Também gostei muito de visitar El-Djem e parece que os mosquitos de El-Djem também gostaram muito de mim. Felizmente andei sempre com o meu Fenistil Gel atrás! Continuando...o coliseu de El-Djem também é algo impressionante, muito grande e ainda pouco destruído. Andámos lá por dentro, tanto na arena como nas bancadas! Também foi em El-Djem que eu fiz o grande negócio desta viagem de Finalistas: pediram-me 30 dinares por uma pulseira e eu comprei duas por 9 dinares e ainda levei como regalo do rapaz das pulseiras uma rosa do deserto de borla!! Mas claro só depois de lhe dar dois beijinhos.... :)

Acabada a visita a El-Djem , acabou a viagem de dois dias pelo grande Sul Tunisino. Fizemos 1100 quilómetros e visitámos montes de lugares!

A chegada ao Hotel e o reencontro com o pessoal é algo que nunca mais vou esquecer e que vai para sempre ficar no meu coração. Mal saímos do autocarro vimo-los na varanda à nossa espera e todos contentes por nos ver. Pegámos nas bagagens e fomos a correr ter com eles lá acima...Foi montes de abraços, beijinhos e troca de novidades!

A noite foi de rambóia ! Jogatana de cartas no bar do hotel até tarde e depois ida para a discoteca do Hotel! Era uma discoteca pequena, redonda, com sofás em volta e a pista no meio. Basicamente a pista era tuga ! O pessoal que estava sempre a dançar eram 3 grupos de portugueses: nós de Lisboa, outros da FEUP no Porto e umas raparigas de Évora ! As músicas que passavam era comerciais e só raramente passava música árabe ! Foi aqui que ouvi pela primeira vez Temperature do Sean Paul e Walking away , a música do Citroen C4 ! Além destas também passou Shakira , Crazy Frog e muito Sean Paul!

publicado por Marisa às 09:31
De Leitor Identificado a 20 de Abril de 2007 às 21:57
"Ao principio é muito estranho estar em cima de um animal muito grande e que anda aos soluços, mas rapidamente nos habituamos. Tirando a parte de ter ficado com um andar novo durante uns minutos (...)"

Achei importante realçar esta parte :D
(já me chamaram muitas vezes besta, mas animal...)

De KAya a 23 de Abril de 2007 às 16:57
Será que posso perguntar quanto ficou essa viagem ao deserto? é que vou pa tunisia agora dia 7 de maio....vou para Sousse tb, e adorava ir aos oasis e ao deserto...mas será mto caro?

obrigada *
De Marisa a 23 de Abril de 2007 às 17:29
Claro KAya!
No dia a seguir à chegada ao Hotel foi lá uma senhora vender viagens: uma era, senão estou em erro, de meio dia, até Cartago e Sid Bou Said. Essa não fomos e nem me lembro do preço. Esta viagem a que eu fui, de dois ao sul da Tunísia foi perto de 100euros. Foi pago em dínares, mas não me lembro a quantia, só sei que foi perto de 100 euros. Era tudo incluido, menos o passeio de carroça no oásis...esse foi pago à parte. Acho que foi perto de 10 euros.
Não sei se consideras caro. Depende da bolsa de cada pessoa. Claro que se fosse mais barato, melhor seria, mas acho que não podia perder a oportunidade de ir à Tunisia e não conhecer um oáis, visitar o Sahara e andar de dromedário.
Espero que te divirtas!
Depois quando vieres e se te lembrares diz-me qualquer coisa. Se gostaste ou não!
Bjinhus!
De KAya* a 3 de Maio de 2007 às 22:00
hehe obrigado :)
Nao. nem acho mto caro...tb adorava ir aos oasis e por isso nao me custava dar esse dinheiro, melhor ainda a juntar a isso era dormir mmo naquelas tendas manhosas!

bem...agora fiquei foi com uma preocupaçao que nao tinha...os guias da agencia aconcelharam-nos a levar Fato de Banhu ( coisa que nao tenhu, usa-se sempre o bikini lol )...mas sinceramente posso tar mmo errada, sei que é um pais arabe e ha sempre mais reservas....mas não pensei que houvesse problemas com isso!! nos hoteis ha problemas em usar bikini? =\
bem...faltam 4 dias e tou em pulgas*

Obrigado por teres respondido...knd voltar prometo vir dar aqui um saltito :)
De Marisa a 4 de Maio de 2007 às 09:59
Realmente é um país arábe, mas a Tunísia, além de ser um país já ocidentalizado, vive muito do turismo, por isso as pessoas lá já estão habituadas aos turistas e às suas roupas. Nunca me disseram e lá nunca vi restrições ao uso de biki na piscina do hotel ou na praia. Eu levei e usei sempre bikini. As minhas amigas também.
Na rua também andávamos à vontade: tanto de mini-saia, tops, vestidos curtinhos...como se estivessemos de férias em Portugal. A única coisa que nos falaram foi que quando quisessemos ir visitar uma mesquista ou assim um templo mais sagrado que levassemos um lenço ou uma echarpe para tapar os ombros e não ir de saia curta, por questão de respeito. E nos fizemos isso.
Acho que não há problema em levares bikini para a Tunísia :)
Como já se aproxima o grande dia..boa viagem e bom passeio pela Tunisia :)
Fico à espera de novidades!